terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

De volta à Casa onde nasceu o Dr. Oswaldo Cruz

Depois de algum tempo voltamos aos estudos sobre a Casa onde nasceu o Dr. Oswaldo Cruz.

Algumas marcas estão visíveis na empena - que não é a original do edifício - resultaram de inúmeras intervenções que nele ocorreram.
Tais acréscimos que deveriam ser eliminados, porque alteraram a geometria da cobertura e sobrecarregam as taipas de pilão desnecessariamente.

Toda essa parte assinalada em laranja foi acrescida quando se alterou a geometria da cobertura. Tijolos cozidos assentados sobre a taipa de pilão (criou-se um oitão irregular desnecessário)

A parte em laranja prossegue até o final, alterando a geometria da cobertura. A parte assinalada em azul é de outro período, quando houve a incorporação da cozinha ao programa do edifício. Houve, nessa ocasião, a segunda, ou terceira necessidade de alteração da geometria da cobertura.

A geometria de uma cobertura é elemento de fundamental importância para a conservação de um edifício - os de técnicas construtivas com terra são mais delicadas porque se submetidas a tensões que não as axiais, são suscetíveis a sofrerem colapso.

Outra função da cobertura é a proteção à patologia da umidade descendente. Verificamos que a parede está exposta a essa patologia e que o revestimento externo não apresenta mais integridade e que portanto não cumpre mais a sua função adequadamente.

Dedicado aos meus amigos que residem em São Luiz do Paraitinga que, muito mais que nós, sentiram a perda de grande parte daquele maravilhoso patrimônio que não existe mais, infelizmente!
Então, vamos proteger o que restou, antes que tudo se perca!

Um comentário:

Unknown disse...

Caros amigos e colegas,

Estamos a criar uma base de dados (project Research.Terra)com a investigação que foi já desenvolvida, e também a que está a decorrer, no campo da construção em terra. Caso queiram aceder a esta informação ou mesmo acrescentar a referência do vosso trabalho, poderão fazê-lo através do website:
http://sites.google.com/site/researchterra/home

Agradeço também que passem a mensagem aos interessados.

Agradeço a colaboração.

Célia M.