Algumas marcas estão visíveis na empena - que não é a original do edifício - resultaram de inúmeras intervenções que nele ocorreram.
Tais acréscimos que deveriam ser eliminados, porque alteraram a geometria da cobertura e sobrecarregam as taipas de pilão desnecessariamente.


A geometria de uma cobertura é elemento de fundamental importância para a conservação de um edifício - os de técnicas construtivas com terra são mais delicadas porque se submetidas a tensões que não as axiais, são suscetíveis a sofrerem colapso.
Outra função da cobertura é a proteção à patologia da umidade descendente. Verificamos que a parede está exposta a essa patologia e que o revestimento externo não apresenta mais integridade e que portanto não cumpre mais a sua função adequadamente.
Dedicado aos meus amigos que residem em São Luiz do Paraitinga que, muito mais que nós, sentiram a perda de grande parte daquele maravilhoso patrimônio que não existe mais, infelizmente!
Então, vamos proteger o que restou, antes que tudo se perca!
Um comentário:
Caros amigos e colegas,
Estamos a criar uma base de dados (project Research.Terra)com a investigação que foi já desenvolvida, e também a que está a decorrer, no campo da construção em terra. Caso queiram aceder a esta informação ou mesmo acrescentar a referência do vosso trabalho, poderão fazê-lo através do website:
http://sites.google.com/site/researchterra/home
Agradeço também que passem a mensagem aos interessados.
Agradeço a colaboração.
Célia M.
Postar um comentário